sábado, 5 de agosto de 2023

Barbie - The Movie

Olá pessoal, como vocês estão? Finalmente fiquei de férias da faculdade, estou indo para o sétimo e penúltimo período do curso e mal vejo a hora de pegar o meu diploma. Aproveitando que fiquei de férias, combinei com algumas amigas de irmos assistir o filme da Barbie (elas sabem o quanto eu amo a Barbie), colocamos nossos melhores looks rosa e fomos conferir o que eu considero que seja o filme do ano. Depois que assisti ao filme pela primeira vez, passado alguns dias a vontade de assistir novamente tomou conta de mim e pentelhei meu namorado para ir comigo dessa vez. 😂

Quando cheguei em frente ao shopping, avistei grupos e grupos de pessoas de rosa. Cheguei na praça de alimentação e havia uma multidão de gente de rosa. Eu achei tudo um máximo e fiquei realmente impactada com a proporção que o filme ganhou. Que a Barbie é um fenômeno de vendas e tudo o mais já sabemos, mas desde quando os rumores sobre o live-action dela começaram a surgir eu tive as minhas ressalvas. A ideia parecia ter sido descartada até que a Warner pegou os direitos da produção e elencaram a Margot como Barbie, só que eu ainda não estava convencida. Achava um tremendo peso interpretar uma boneca como essa. Mas aí saíram os teasers, as imagens promocionais e eu fui ficando cada vez mais empolgada e ansiosa!

Sem mais delongas, vou comentar sobre o filme. Lembre-se que esse post contém spoilers e se você não o conferiu ainda, é melhor parar de ler por aqui. Vamos conferir antes a sinopse do filme?

No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland - o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.

O enredo do filme me chamou muito a atenção especialmente por trazer e questionar a questão da "perfeição", além de que no filme as bonecas têm a crença de que a simples existência da Barbie foi capaz de desmanchar a diferença e desigualdade de gêneros que existe na sociedade quando na realidade é bem diferente disso. Quando assisti pela primeira vez, fiquei ressentida pela forma que a própria Barbie tratava o Ken, pois desde sempre a ideia que eu tinha do relacionamento da boneca com o próprio era de namorados por conta dos filmes animados que sempre assisti. Porém, conforme fui assistindo ficava mais claro para mim que o filme dizia respeito  à boneca Barbie como o produto e que desde sempre o Ken foi tratado como um produto subjacente e não tão impactante. E é até irônico eu estar dizendo isso porque se você ler a minha última postagem você me encontrará dizendo que o Ken não é tão atrativo quanto à Barbie. 

As críticas à sociedade são muito pertinentes e estão muito óbvias. Algumas podem soar "exageradas" justamente pelo filme ser uma sátira e conter traços humorísticos, mas elas são sim importantes. Os homens podem acreditar erroneamente que não existe mais machismo apenas por ter uma colega de trabalho que ocupe a mesma posição ou por ser liderado por mulheres, todavia o machismo ainda está extremamente presente na sociedade, encontrado em falas, gestos ou olhares que passam despercebidos, mas que estão lá sim. Os casos tristes e revoltantes de feminicídio e violência sex*al estão aí para comprovar isso. Só porque essas notícias não chegam até a sua bolha não significa que elas não existam.

A minha teoria favorita sobre o filme é a de que toda menina tem a sua própria Barbielândia e que a que vemos no filme pertence à Glória - a Barbie da Margot, a Barbie Estranha, a casinha da Barbie que ela juntou para comprar com a mesada, além do fato da própria Glória não ter tido muitos Kens e isso refletir na Barbie Estereotipada. 

Quanto mais penso no filme, mais gosto dele. Adoro o figurino, o cenário, as músicas (a minha favorita é Speed Drive) e adoro a Margot Robbie como Barbie! As referências são um prato cheio para quem coleciona ou quem sempre esteve imerso no mundo da Barbie como eu. A primeira cena do filme quando as meninas descobrem a Barbie e largam os bebês me representa muito. Quando eu era pequena, era sempre uma decepção extrema abrir uma caixa de presentes e me deparar com uma boneca bebê! Nããão, eu queria uma Barbie 😂

As fotos da minha boneca da Margot irei ficar devendo, porque elas estão custando um absurdo aqui no Brasil. Uma boneca por meio salário mínimo? Não mesmo 😓 Quem sabe no final do ano com a Black Friday, muitos cupons de desconto e o meu aniversário eu não abra a carteira e compre haha 

Você já foi assistir o filme? O que achou? Me conta nos comentários!

p.s: eu quero muito um Alan depois desse filme ^^ 

5 comentários:

  1. ¡Hola Maria! Hace cuatro días fui a verla con mi hermana y me encantó :D Me pasó como a ti, cuando vi que se anunció esta película tenía mis reservas, no entendía muy bien qué concepto tendría y, cuando se revelaron los tráilers, tenía sentimientos encontrados, ya que solamente se veía la parte "rosa" y más "absurda" (lo pongo entre comillas porque no lo es, aunque a simple vista pueda parecerlo), ya que no se desvelaba realmente la trama. Con el paso del tiempo, se generó una gran expectación y tenía claro que quería verla sí o sí.
    Me gustó muchísimo la estética y se nota mucho que han captado la esencia de la muñeca y su universo; todos los detalles están muy cuidados y los que somos fans y coleccionistas de Barbie apreciamos los guiños a modelos concretos (como los retirados), e incluso me fascinó que aparecieran los pantalones de la Barbie Celebrate Disco Doll, que es de colección y mi favorita de todas las que tengo :3
    Por supuesto, lo más importante de la película es el mensaje (o mensajes, porque trata varios temas, de manera más o menos profunda) y me fascinó la crítica en forma de sátira hacia nuestra sociedad y el machismo que reside en ella, así como una deconstrucción de la feminidad y las expectativas que debemos cumplir las mujeres para encajar, además de la masculinidad frágil y forzada, junto a la dependencia emocional de Ken y su sensación de incompletitud.
    A propósito, ¿notaste la referencia a las Bratz? También aprovecho para decirte que se ha anunciado un live-action de Polly Pocket, otra de las muñecas de mi infancia. No creo que tenga el mismo tono que el de Barbie, pero puede ser interesante.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, quanto tempo não passo aqui no seu blog, gosto muito de ler suas publicações. Fui ver o filme um pouco depois da estreia e gostei bastante apesar de não ser nada do que eu estava esperando. É um ótimo filme e achei as referências muito legais para os colecionadores de Barbie. Obrigada por compartilhar conosco as suas impressões, é sempre bom saber o que as pessoas estão pensando de filmes como este.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii. Preciso postar minha opinião sobre esse filme também kkkkk. Que bom que você postou, é um dos únicos blogs ativos sobre a Barbie que eu conheço, e isso é muito triste :(
    GURIAAA, essa questão da Barbie rejeitar o Ken deve ter mexido com muitos fãs, e é compreensível, já que, sim, eles sempre foram um casal - terminaram ali em meados dos anos 2000 e blá blá blá, mas ninguém liga pra isso kkkkkk. até por que voltaram - enfim, Barbie e Ken são reconhecidos como casal, e a gente tem as referências disso no universo cinematográfico da Barbie também. Foi complicado engolir isso, pô, nosso casalsão kkkkkkk. Mas a gente tem que ver por outra perspectiva mesmo. Eu entendi assim dessa forma, assim como você, de que o Ken para a maioria das crianças - e também como produto - fica em segundo plano, pois as crianças sempre vão preferir as Barbies.
    E sim, a questão de mostrar que o machismo ainda está enraizado na sociedade é importantíssimo, esse é um dos grandes acertos do filme.
    Pra mim, a Margot, simplesmente a atriz PERFEITA pra Barbie. Minha música preferida é I'm Just Ken. Minha teoria preferida é que na vida real a Barbie virou atriz e assim fez todos os seus filmes.
    Espero haver mais filmes em live action da Barbie <3

    Com carinho, Aline
    ✨ Violets for Roses ✨

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não assisti ao filme, mas fiquei com vontade e só não fui por falta de oportunidade.
    Achei essa onda de se vestir de rosa o máximo. Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Quanto tempo não passo por aqui, mas é a minha falta de tempo.
    Quando vi o trailer sobre o filme da Barbie, me lembrei do seu blog que aborda esse tema.
    Eu fui assistir ao filme e gostei muito dele. Acredito que é um filme que deva ser visto várias vezes porque em cada momento percebemos algo novo no filme. Teve um fato que me chamou muito a atenção que é o fato da Barbie dar mais atenção para as amigas, festas e deixar o Ken de lado. Essa situação é vivida por muitas mulheres, já que muitos dos seus companheiros preferem as festas, amigos e elas acabam sozinhas, carentes, sem atenção e tristes.
    Esse filme mostra muitas questões que estão enraizadas em nossa sociedade e que precisam ser discutidas para que possamos melhorar esse mundo machista que vivemos.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir